noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Brasil Cannabis!

Saúde

Está comprovado: terpenos e canabinoides interagem diretamente com mecanismo canabinoide

Em sua nova coluna para o Sechat, o neurocientista e empreendedor Fabrício Pamplona traz uma novidade dos estudos sobre a relação entre terpenos e canabinoides, mostrando que aqueles têm a capacidade de ativar diretamente algum mecanismo associado ao

Publicada em 29/04/21 às 20:35h - 196 visualizações

Fabrício Pamplona


Compartilhe
Compartilhar a noticia Está comprovado: terpenos e canabinoides interagem diretamente com mecanismo canabinoide  Compartilhar a noticia Está comprovado: terpenos e canabinoides interagem diretamente com mecanismo canabinoide  Compartilhar a noticia Está comprovado: terpenos e canabinoides interagem diretamente com mecanismo canabinoide

Link da Notícia:

Está comprovado: terpenos e canabinoides interagem diretamente com mecanismo canabinoide
Limoneno, um terpeno encontrado na casca do limão e da laranja.  (Foto: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/terpenosalcadienos-importantes-nossa-vida.htm)

Quem me acompanha sabe que sou um entusiasta da ideia de sinergia entre compostos de planta, um conceito tão difundido no meio da fitoterapia, e particularmente debatido no âmbito da Cannabis medicinal. O conceito é tão atrativo quanto difícil de demonstrar, e para os mais rigorosos em farmacologia, o termo “sinergia” chega a dar arrepios, porque para prová-lo de verdade, praticamente você precisa demonstrar que consegue fazer a soma de 1+1 resultar em 3 (ou mais). 

Esse mês um artigo chamou bastante atenção da comunidade canabinoide por ter supostamente cravado uma conclusão definitiva e com evidência direta da interação entre terpenos e canabinoides. Contudo, o artigo não é livre de críticas; embora descreva um fenômeno real, há quem argumente que não se trata de um fenômeno clinicamente relevante.

E realmente o artigo não entre neste mérito da aplicação clínica. Primeiro, porque se trata de uma abordagem bem de laboratório, combinando experimentos in vitro (em células) e in vivo (em roedores), e mesmo combinando terpenos com canabinoides que não são originalmente encontrados na natureza.

A primeira descoberta interessante é que alguns terpenos são, por si só, canabimiméticos. O que isso quer dizer? Que eles ativam diretamente algum mecanismo associado ao sistema endocanabinoide. 

A primeira descoberta interessante é que alguns terpenos são, por si só, canabimiméticos. O que isso quer dizer? Que eles ativam diretamente algum mecanismo associado ao sistema endocanabinoide. 

Pelo menos quando falamos dos terpenos α-Humuleno, β-Pineno, Linalol e Geraniol fica evidente que:

  1. Estes terpenos geram um efeito analgésico relevante;
  2. O efeito é somatório aos efeitos do agonista canabinoide estudado;
  3. Há uma participação dos receptores canabinoides tipo CB1

O β-Cariofileno já se sabia que é um agonista canabinoide tipo CB2 com efeito anti-inflamatório, então não é novidade que ele também responda. Eu senti falta do mirceno, que é um importante terpeno presente na Cannabis e também já foi associado a efeitos analgésicos.

Honestamente, eu sou do tipo que torce o nariz quando vejo alguém se referindo aos “terpenos” assim em geral e atribuindo a eles um determinado efeito de interesse médico. Digo isso porque é bastante ingênuo pensar que todos eles possuem um perfil farmacológico idêntico. 

Aqui vemos claramente que este é o caso: os terpenos são obviamente diferentes entre si, com diferentes potencias e efeitos. Então, declarar qualquer coisa a respeito de “terpenos” generalizando, ou é falta de informação ou, digamos, entusiasmo exagerado pelo tema. 

Este não foi o primeiro estudo a investigar este tema, mas foi o primeiro a descrever a interação direta entre terpenos e canabinoides, e particularmente, associá-lo a um mecanismo particular.

Diria que estamos caminhando para uma compreensão melhor do fenômeno, e que pode ser mesmo no nível dos receptores canabinoides, ao contrário do que muitos pensavam. A questão ainda permanece aberta, minha conclusão é que o fenômeno em si foi descrito inequivocamente, é real, mas a relevância pros efeitos da Cannabis em si da forma como é consumida por pacientes ou usuários ainda precisa ser melhor estabelecida.

Vamos seguir acompanhando esta fronteira da ciência, ainda tem muita coisa interessante por vir.

Fonte: https://sechat.com.br/esta-comprovado-terpenos-e-canabinoides-interagem-diretamente-com-mecanismo-canabinoide/  Data: 29/04/2021.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 84998797676

Visitas: 1150235
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Rádio Brasil Cannabis - O IBCA está enquadrada no âmbito das políticas e práticas de Redução de Danos e dentro do direito fundamental e preceito constitucional da liberdade de expressão
Converse conosco pelo Whatsapp!